Mas que problemas o Monóxido de Carbono pode causar?

O maior problema do monóxido de carbono reside no fato de ser um gás extremamente venoso para os vertebrados, porque interfere no processo respiratório.

O processo respiratório dos vertebrados está relacionado com a hemoglobina, substância presente nos glóbulos vermelhos do sangue. Quando respiramos, as moléculas de oxigênio (O2) formam ligações com os íons de ferro das moléculas de hemoglobina (Hb). O produto dessa reação é a oxi-hemoglobina (HbO2).

A oxi-hemaglobina, levada pela corrente sangüínea, entra em contato com todas as células do corpo. O oxigênio então se desprende e entra nas células para participar de reações químicas que nelas ocorrem. A hemoglobina fica novamente livre, podendo assim ligar-se a outras moléculas de oxigênio. Essa substância é, portanto, uma transportadora de oxigênio no organismo dos vertebrados.

Existindo monóxido de carbono no ar inspirado, haverá no sangue uma “competição” entre CO e O2 pelas moléculas de hemoglobina. O problema causado por essa competição é o fato dos íons Fe2+ ligarem-se mais fortemente ao CO do que ao O2­. Com isso, as moléculas de hemoglobina que reagem com CO, dificilmente tornam-se livres, perdendo assim sua função transportadora de oxigênio – costuma-se dizer que a hemoglobina fica desativada.

Quando maior a concentração de CO no ar inspirado, maior a quantidade de hemoglobina desativada e, como conseqüência, mais graves os danos causados à saúde.

Em pequenas quantidades pode causar enxaquecas, lentidão de raciocínio, irritação nos olhos e perda de habilidade manual. A inalação de níveis de CO mais elevada pode levar aos seguintes sintomas: náuseas, convulsões, perdas de consciência e, em situações mais graves, pode levar o indivíduo a óbito por asfixia.

5 comentários:

  1. Caso uma pessoa inale Monóxido de Carbono, o que tem que ser feito? Quais são o métodos que devem ser usados caso a pessoa, paciente tenha uma perda de consciência, e quanto tempo pode levar?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Sofia!

    Busquei mais algumas referências na internet sobre a sua pergunta e encontrei algumas informações no arquivo disponibilizado neste link: http://www.higieneocupacional.com.br/download/gases-toxicos.pdf

    Nas páginas 3 e 4 tem uma explicação um pouco mais detalhada sobre os efeitos, o tratamento e o tempo para recuperação dependendo da quantidade inalada. Essa publicação não traz as referências bibliográficas.por isso se estiver pesquisando para um trabalho acadêmico sugiro dar uma olhada na publicação disponível neste outro link http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-37132004000600011

    O primeiro link tem uma linguagem mais fácil de entender, já o segundo tem termos mais técnicos por ser uma publicação científica, mas é de uma fonte confiável.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde. Meu marido inalou monoxido de carbono em 31 de agosto de 2017. Onde trabalhava. Demorou mais de 40 minutos para tirarem ele do local. Chegou no hospital em coma de segundo grau. Ficou 22 dias na uti e mais 33 na enfermaria. Teve problemas nos pulmões e sequelas neurológicas. Hj faz tratamento com vários médicos. Fez cirurgia na traqueia. Agora apresentou tireoide hiper, colesterol alto, baixa vitamina D e uma inflamação na coluna q sente muitas dores. Tem muita falta de ar. As sequelas neurológicas são irreversíveis, perdeu parte da memória e não tem mais a memória recente. Mudou hábitos e costumes. Queria saber se estes problemas q estão surgindo agora, é tmb por causa da inalação. Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Nossa é perigoso de mais!Obrigada pela resposta!

    ResponderExcluir